Separação e divórcio: melhor ter um advogado especialista?

Tanto uma separação quanto um divórcio são processos delicados que envolvem não apenas problemas práticos, como também inúmeras questões emocionais. Por este motivo, estar bem assessorado por um advogado especialista em Direito de Família pode fazer toda a diferença. Um bom profissional é capaz de deixar o procedimento mais ágil, menos desgastante e até mais barato.

Hoje, com as mudanças na legislação, é possível se divorciar em um Cartório quando o processo for consensual e o casal não possuir filhos menores. Embora a legislação permita que o casal evite o Judiciário, a presença de um advogado na formulação do acordo extrajudicial pode representar uma divisão mais justa dos bens, além de minimizar entraves que interferem na saúde emocional e financeira dos ex-cônjuges.

Um advogado especialista, por ter um olhar externo sobre a situação e conhecimento jurídico, é capaz de dar orientações e trazer soluções práticas, evitando assim que conflitos surjam durante o processo.

Mesmo se tratando de processos de separação e divórcio consensuais, é comum que existam desentendimentos. E, nessas horas, contar com a assessoria de um advogado especialista pode significar a solução, e não o agravamento do problema.

Para saber mais porque você deve contar com um advogado especialista em Direito de Família na hora de se separar ou divorciar, confira!

Divórcio judicial ou extrajudicial: é preciso um advogado especialista?

Primeiramente, é importante entender a diferença sobre o processo de separação e o divórcio. Há algum tempo, para que um casal pudesse se divorciar, era necessário entrar com a separação judicial primeiro. Hoje isso mudou. O casal pode se divorciar a qualquer momento, independentemente da separação, desde que não exista mais a vontade de manter o vínculo matrimonial.

O processo de divórcio pode ser realizado de diferentes maneiras. Ele deverá ser judicial quando não existe acordo entre os ex-cônjuges sobre a divisão de bens, uso do nome, ou guarda dos filhos. Da mesma forma, o procedimento de divórcio obrigatoriamente será judicial quando o casal possuir filhos pequenos.

Para os casos de divórcio cujo processo seja judicial, a contratação e a assessoria de um advogado é obrigatória. Afinal, é necessário contar com os serviços deste profissional para demandar em juízo.

Já nos casos de divórcio consensual, o processo pode ser feito totalmente em Cartório. Nestes casos, a assessoria de um advogado também é necessária para a elaboração do acordo que será registrado.

Contratar um advogado especialista, em ambos os casos, faz diferença. Como um advogado especialista possui a prática e a expertise em divórcio, esse profissional pode propor melhores soluções, além de minimizar os possíveis entraves entre as partes envolvidas.

Economia no processo de separação e divórcio

Um processo de separação e divórcio não costuma ser nada barato. Em geral, um advogado costuma cobrar cerca de 6% sobre o valor real dos bens presentes no processo. Isso, em um divórcio de pessoas de classe média, pode variar entre R$ 6 mil a R$ 12 mil.

Por isso, contar com a assessoria de um advogado especialista e que entenda de fato de todos os trâmites pode significar menos erros, mais agilidade e menos complicações. Em se tratando de um processo delicado como é a separação e o divórcio, ter um bom profissional e que lide com isso no seu dia a dia, pode ser uma economia de tempo, de dinheiro e principalmente, de energia.

Menos desgastes

A base da solução de conflitos é sempre o diálogo. Porém, diante de um processo de separação e divórcio, o diálogo nem sempre é algo simples, já que existe um envolvimento emocional entre as partes.

Um advogado especialista em Direito de Família, acostumado a lidar com essas questões, além de instruir os ex-cônjuges sobre todo o procedimento, esse profissional pode estimular soluções consensuais, incentivando o diálogo e uma visão mais objetiva e prática para resolver potenciais desavenças.

A intervenção de terceiros quando existe um elevado grau de conflito pode ser bastante positiva e saudável. Uma visão mais neutra e estratégica pode ser um bom passo na solução de diversas discussões e impasses.

O processo de separação e divórcio, mesmo nas hipóteses consensuais não é algo simples. Ter o auxílio de alguém que entende da legislação e ao mesmo tempo sabe lidar com esse tipo de questão significa mais conforto e menos estresse, mesmo em um cenário difícil e emocionalmente dolorido.

Gostou de saber mais sobre a contratação de um advogado especialista nos processos de divórcio? Tem dúvidas? Então, deixe seus comentários abaixo.