Sacrifício, cuidados, economia.Tudo pela casa própria

Essa matéria foi produzida para Revista Brasil Etc. com distribuição por toda Europa. Um guia para quem pretende comprar um imóvel e conhecer as vantagens e desvantagens na hora de escolher uma das várias opções que o mercado oferece.

Parte 1.

Sacrifício, cuidados, economia.Tudo pela casa própria

O crescente número de brasileiros na Europa vem chamando a atenção.
Há cerca de 10 anos o número era bem menor, agora estamos por toda parte. Mas, o que tem levado tanta gente a deixar o Brasil? As respostas são as mais variadas, entre  elas, estudo, novas aventuras, mas, para a grande maioria, o motivo é quase sempre que unânime: ganhar dinheiro para comprar casa ou abrir o próprio negócio.

É para realizar o sonho da casa própria que centenas estão deixando o Brasil todos os anos na esperança de economizar algumas libras, euros, etc.
Não importa o país, basta ter emprego, porque disposição é o que não falta para essa comunidade que cresce a cada dia.
Em nome da casa própria muitos chegam a trabalhar 18 ou até mais horas por dia. “Teve um tempo que eu fazia uma faxina de madrugada, depois ia para um restaurante onde ficava de 10 às 16 horas e pegava no outro das 17 às 11 horas”, era puxado, mas ganhei muito dinheiro e hoje tenho dois apartamentos no Brasil”, contou o goiano Jonas de Oliveira.
Com dinheiro na mão muitos ficam perdidos e receosos em dar a economia tão suada na mão de qualquer pessoa ou empresa. E foi pensando nisso que montamos um manual para ajudar os mais desprevenidos a decidir qual a melhor opção na hora de realizar o  grande sonho da casa própria.
Todo o material foi preparado com a ajuda do Consultor Jurídico da Associação  Brasileira dos Mutuários da Habitação, Ricardo Chiaraba. O consultor é formado em  Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, em 1998, e atua nas áreas de Direito  Civil, Contratual, Empresarial, do Consumidor, especialista em Direito do Trabalho e  Direito Imobiliário.
O guia servirá para você entender melhor o sistema imobiliário e as vantagens e  desvantagens na hora de escolher uma das várias opções que o mercado oferece. Afinal,  é necessária bastante atenção antes de entregar seu “suado dinheirinho” para uma financiadora (bancos), consórcios ou construtoras.
Afinal, não são raras às vezes em que por trás do preço atrativo há um imóvel feito com material de segunda mão e suscetível a vários problemas como fiação e infiltração.
Na hora de se decidir tenha em mente que você vai ficar pagando aquele imóvel por um bom tempo. Então, nada de comprar o primeiro “muquifo” só porque é mais barato. Já imaginou passar a vida inteira apertando a família num quarto e sala?